quarta-feira, 14 de maio de 2008

Como pertencer a alta competição

O desporto de alta competição é hoje reconhecido como importante factor de desenvolvimento desportivo.
O conceito de desporto de alta competição está relacionado com um elevado cariz de selecção, rigor e exigência e por isso só alguns dos melhores praticantes portugueses estão abrangidos por esse regime.
A inclusão de praticantes desportivos no regime de alta competição depende do mérito das classificações e resultados desportivos alcançados no plano internacional.
Estes praticantes são inscritos no registo organizado pelo Instituto do Desporto de Portugal, mediante a apresentação da proposta pela respectiva federação desportiva, sendo qualificados em:
Praticantes com estatuto de alta competição, quando alcançam:

. Resultados desportivos compreendidos no 1.º terço da tabela classificativa nos Jogos Olímpicos, Campeonatos da Europa ou do Mundo, no escalão absoluto, em modalidades individuais. Em modalidades colectivas, resultados desportivos compreendidos no 1.º terço da tabela classificativa nos Jogos Olímpicos ou fases finais do Campeonato da Europa ou do Mundo;. Classificações até ao 3.º lugar, em competições internacionais de elevado nível, de modalidades individuais e colectivas;

. Classificações até ao 3.° lugar, em Campeonatos do Mundo ou da Europa, no escalão etário precedente ao absoluto, de modalidades individuais e colectivas;

Praticantes no percurso de alta competição, quando:

. Participam em competições internacionais, de reconhecido prestígio, em representação da selecção nacional do respectivo escalão etário;

. Participam nos Campeonatos da Europa ou do Mundo, em representação da selecção nacional no escalão etário precedente ao absoluto;

. Obtêm resultados desportivos indicativos de probabilidade de sucesso no plano internacional.

Em virtude das particulares exigências de preparação destes praticantes, o Estado estabelece medidas de apoio ao desenvolvimento da prática desportiva de alta competição, visando proporcionar os meios necessários aos praticantes.

A participação de atletas em competições internacionais em representação da Selecção Nacional, pode não ser, por si só, condição suficiente para que estes sejam considerados de alta competição.

No entanto, a participação em provas desportivas pelas Selecções Nacionais pode proporcionar medidas de apoio semelhantes àquelas previstas para os praticantes em regime de alta competição.

Sem comentários: