terça-feira, 13 de maio de 2008

Sofia Vicente



Sofia Vicente pratica hóquei em patins e ingressou na selecção nacional de seniores femininos de hóquei em patins em 2007, com apenas 15 anos.
Treina seis horas por semana e encontra-se no 10ºano.


Realizamos-lhe o seguinte questionário:




1 – Qual o número de horas semanais de treino?
Incluindo o jogo ao fim-de-semana, à volta de 6 horas.

2 – Quanto tempo livre tens? Como ocupas esse tempo livre?
Tenho 2 tardes livres por semana. Nesse tempo estudo e tiro algum tempo para mim, falar com os amigos, ver tv, essas coisas!

3 – Quais são as tuas expectativas desportivas para o futuro? Se as não conseguires, qual a profissão que pensas escolher?
O hóquei é algo muito importante para mim e, como tal, espero jogar ainda durante muitos anos e ter algum proveito disso, não jogar só por jogar. Mas há algo que tem que ser visto: o hóquei não é de todo uma profissão, portanto tenciono trabalhar para além de jogar. Quanto à profissão, é algo que ainda está por definir.

4 – Tens sucesso escolar?
Sucesso não diria, sou uma aluna média. O 10º ano, comparativamente aos anteriores, tem um nível de exigência maior.

5 – Consegues conciliar os estudos com a prática desportiva?
A prática desportiva não tem que interferir negativamente nos estudos. É necessário um esforço acrescido, mas nada que não se faça. Quando há objectivos, há sucesso!

6 – Concordas com a prática desportiva como profissão?
Sim, concordo. Acho que cada pessoa tem o seu talento, talento esse que pode ser qualquer um. A prática de um desporto não deveria ser excepção. Se é esse o brilho de uma pessoa, que possa demonstrá-lo.

7 – Achas que o reconhecimento do público do hóquei em patins praticado ao nível da alta competição está ao mesmo nível dos outros desportos?
Em Portugal, infelizmente, praticamente só o futebol é que tem o devido reconhecimento. O hóquei em patins, bem como outros desportos, anda um bocado à deriva. Nos meios de comunicação pouco se fala desta modalidade. E mesmo a assistência aos jogos não é nada quando comparado com o futebol.

8 – Conheces as normas relativas às bolsas de estudos? Estas a usufruir dessas bolsas?
Ainda não conheço bem essas normas, mas de qualquer das maneiras não estou a usufruir delas.

9 – Para ti como se constrói uma atleta de alta competição?
Essa pergunta é complexa. Acima de tudo, para além da aptidão, é preciso lutar. Lutar é a base para se atingir um objectivo! Dedicação, persistência, esforço, entre outras, são qualidades essenciais. Depois há uma série de factores que também poderão influenciar este percurso: o atleta tem que se sentir motivado, quer pela sua própria auto-estima, quer pelo apoio e confiança que os outros depositam nele. Está nas mãos de cada um. Tem que se acreditar, lutar e não desistir à primeira dificuldade! E esforço... como em tudo na vida.

10 – Foi sempre um sonho teu ser atleta de alta competição?
Sim, foi sempre o meu sonho, e é com isso que tenho lutado ao longo da minha época desportiva. É bom termos os nossos sonhos e poder lutar por eles, saber que de alguma maneira podemos realizá-los. Ao longo desta época desportiva vou colocando objectivos em mim, objectivos alcançáveis, onde posso crescer e chegar onde sempre sonhei. Esforço e dedicação, são as palavras para alcançar o sonho!

11 – O hóquei em patins é um desporto que inclui várias vertentes. Como é a tua preparação para uma grande competição?
Acho que podemos considerar dois tipos de preparação: em termos físicos e psicológicos. Em jogos para o campeonato, a minha preparação física é essencialmente nos treinos semanais, de sapatilhas e de patins, onde adquirimos tanto resistência física como táctica de jogo. Quando entro em competições nacionais a minha preparação é mais rigorosa e é controlada pela equipa que nos treina. Para além desta preparação, há outras vertentes que também considero importantes: o descanso e a motivação! Tento ir para os jogos com força para vencer, porque acho que é importante para se fazer um bom jogo.

12 – Para atingir este nível, tiveste de abdicar de algumas coisas? Alguma vez te arrependeste por ter enveredado por este caminho?
Não tive de abdicar de muitas coisas. Tenho menos tempo livre, é verdade. E o sucesso escolar é um bocado influenciado pela falta de tempo. Mas não considero que o desporto possa representar qualquer obstáculo. Com esforço, como já disse, tudo se consegue. E não, nunca me arrependi de ter seguido este caminho... É isto que eu gosto de fazer e me faz feliz!

Sem comentários: